21 de maio de 2016

Vasos em Terracota - Prós e contras

Olá pessoas lindas!

Estava  a tratar das minhas plantinhas e achei que poderia partilhar com vocês minha experiência com vasos em terracota. Precisei comprar alguns vasos e depois de uma pesquisa sobre preços e tipos aprendi a apreciar os vasos de barro, além de muito mais económicos eles também são muito decorativos. Eu os achava muito sem graça, mas depois de os trazer para casa, descobri que deixam as minhas plantas mais saudáveis. 





Procurei então sobre os prós e os contras na sua utilização.

Pontos positivos: porosidade, equilíbrio térmico estável à temperatura ambiente, alta permeabilidade, que permite a transpiração do excesso de humidade do substrato, propicia maior aeração no solo.

Pontos negativos: Maior peso, menor resistência a impactos. caso não seja revestido com impermeabilizante pela parte interna irá secar o substrato muito rapidamente e se não irrigado frequentemente pode matar a planta. Pode transmitir doenças e fungos para as plantas, se for rê-utilizado sem uma adequada higienização prévia.Pedem intervalos menores entre as regas.

A partir daqui é uma escolha pessoal baseada na saúde das plantas e considerando o meio aonde estão, se no interior ou exterior da casa, em local solarengo ou não... No meu caso deu super certo, as plantinhas que estão em vasos de terracota parecem mais saudáveis e como é um material que drena bastante a água, não preciso me preocupar com as quase constantes regas que a minha filha faz às plantinhas, além disso adoro a imagem que deixam na decoração, com seu ar rústico, descomplicado e acolhedor.

Existem inúmeras utilizações decorativas para os vasos em terracota, vejam algumas!















Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...