27 de maio de 2016

Um pouco de Lisboa.

Em Lisboa encontramos o nosso lugar, para trabalhar e criar os filhos. A adaptação não foi fácil, mesmo muitos anos depois de cá chegar. Hoje vemos que a nossa vida passa por cá, Trás os Montes é um sonho que neste momento não oferece condições para se realizar, portanto, viver lá é impossível. 

É cá em Lisboa que se encontram mais oportunidades e é aqui que construímos a nossa vida. Aprendi a gostar de Lisboa e a respeitá-la por tudo o que nos tem proporcionado até aqui. 

Nem é muito difícil gostar de Lisboa, o que acham? 



* A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está ocupado por ministérios e outros departamentos governamentais. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² (180m x 200m). É considerado o "centro oficial da capital e do governo do país".




* A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, na freguesia de Belém, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. É um ícone da arquitectura do reinado de D. Manuel I. O monumento faz uma síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte, mais largo, com a sua casa-mata onde se dispunham os primeiros dispositivos aptos para resistir ao fogo de artilharia.




* O Padrão dos Descobrimentos (ou Monumento aos Descobrimentos; ou Monumento aos Navegantes) localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. O desenho é de Cottinelli Telmo e a escultura de Leopoldo de Almeida.

Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento original, em materiais perecíveis, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses; a réplica atual é posterior, tendo sido inaugurada em 1960.




Interior do Mosteiro dos Jerónimos

* O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. 
O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. 




* Os Paços do Concelho de Lisboa é o edifício, sito na Praça do Município, em Santa Maria Maior, Lisboa, que alberga a Câmara Municipal de Lisboa.




* A Sé de Lisboa, ou Igreja de Santa Maria Maior, é a sede do Patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Sé. A sua construção teve início na segunda metade do século XII, após a tomada da cidade aos mouros por D. Afonso Henriques, e apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitetónicos. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.




* O Elevador do Lavra é um funicular para transporte público coletivo, situado na Calçada do Lavra, em Lisboa. Inaugurado em 1884, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa. É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 19 de Fevereiro de 2002.




* O Museu da Electricidade pertencente à Fundação EDP e localiza-se na antiga Central Tejo, Av. de Brasília, Lisboa.
O museu apresenta nos seus espaços, o passado, o presente e o futuro das Energias, num conceito de Museu de Ciência e de Arqueologia industrial, onde convivem lado a lado exposições temáticas e experimentais, com os mais variados eventos culturais e empresariais.



Miradouro de São Pedro de Alcântara, Lisboa


* Jardins de Alcântara





* Costa da Caparica e suas praias.

2 comentários :

  1. É uma cidade super bonita :3
    Já lá fui tanta vez, mas nunca com calma!
    Um enorme beijinho,
    http://mariacarolinaworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade com muita vida e cantinhos muito agradáveis, mas ainda morro de amores por Trás-os-Montes :D

      Beijinhos

      Eliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...