13 de março de 2016

Um muito parecido "Cuscuz de Tapioca"

Ultimamente tenho lembrado imenso de Tapioca, mais precisamente as de frigideira, parece até que lhes sinto o cheiro,hummm...

Ainda que os cheiros e o paladar estejam  muito presente, os ingredientes já me esquecem um bocado, mas sabia que precisava de farinha para tapioca e fui a correr comprar. O que me tinha esquecido é que existe a farinha específica para a tapioca de frigideira e para o cuscuz. 

No verso do saco tem uma nota avisando que esta farinha não é adequada para tapioca de frigideira, mas havia um autocolante enorme colado bem em cima, só em casa retirei e descobri. Francamente, com tanto espaço que o saco tinha foram logo tapar uma informação importante.Enfim...

Como não poderia fazer a tapioca de frigideira, lembrei-me então do cuscuz de tapioca que também é muito bom. A farinha normalmente utilizada é mais grossa que esta, as bolinhas são maiores, mas adaptei a receita, afinal não iria deitar a farinha fora né?



O cuscuz é simples de fazer, os ingredientes são:
- 500g de farinha de tapioca
- 1,5 lt de leite
- 400ml de leite de coco
- 1 pacote de coco ralado
- 1/2 chávena de açúcar ( ou à gosto)
- 1 colher de café de sal
- 1 Lata de leite condensado

Em uma travessa mistura os ingredientes secos, farinha, açúcar, sal e cerca de 3 colheres de sopa do coco ralado. Em um tachinho aquece o leite, leite de coco e cerca de 3 colheres de soda de coco ralado, quando estiver quente (sem ferver), deitar o leite na travessa e mexer, aguarde cerca de 30 minutos e acrescente o resto do leite, se achar que a mistura está muito firme e preferir um cuscuz mais molhado, basta aquecer mais leite e acrescentar. O leite quente vai cozer a farinha!


Não se iluda, esta mistura vai secar, a farinha vai absorvendo o leite.


Por fim cubra o cuscuz com o restante coco ralado (à gosto) e coloque um pouco do leite condensado por cima (à gosto).Leve ao frigorífico e deixe ficar pelo menos 2 horas antes de consumir.



Bom...deu para matar a saudade, mas não compro mais desta farinha, vou ver se encontro da outra, a tal dos gomos maiores. 
Um problema que encontro cá é quanto ao coco ralado, só temos o desidratado, no Brasil existe o coco ralado húmido que é uma beleza.


2 comentários :

  1. Nunca provei tapioca ahaha. Tem muito bom aspeto o prato :)
    Já sigo o blog! Beijinhos e boa semana
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!

      Eu gosto muito, são sabores da minha infância :)

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...