26 de fevereiro de 2016

Feijão Preto - Minha receita

E 23 anos depois, se tem coisa que não me livro, é da vontade de comer feijão preto,aff!! 
Aliás, tenho sempre vontade de comer alimentos que comi na infância e que aqui em Portugal não encontro, por vezes dá um certo desespero por que o sabor é tão presente.

Faço feijão com muita frequência pois é um alimento bastante saudável, ao contrário do que algumas pessoas pensam, apresenta um baixo valor energético (cerca de 100 kcal por 100g) e uma baixa percentagem  de gordura, contendo pequenas quantidades de ácidos gordos do “tipo ómega-3″. É uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, nomeadamente, de ácido fólico, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio, flavonoides, ácido fítico e compostos fenólicos. 
Aqui em casa todos adoram, mesmo o filho mais resistente não resiste. (Estou a falar daquele filho mais velho, o maridoco!)



Vamos fazer um feijãozinho hoje? Bora!


Gente, o segredo do feijão está no tempero e na forma de o cozer, há pessoas que cozinham só em água e depois querem milagres, não dá!

De véspera convém deixar o feijão de molho em água, eu faço 1kg de cada vez. A cozedura eu faço na panela de pressão com meio chouriço cortado às rodelas, meio chispe, entremeada salgada e uma folha de louro. Dentro do feijão você também pode colocar alguns legumes, desde um bocado de abóbora, cenoura ou um pouco de couve... O feijão para ficar bom tem uma calda meio grossa e não aguado.

Depois do feijão bem cozido você faz o tempero em uma frigideira à parte, pica uma cebola, metade de um pimento, uns 5 dentes de alho ou mais (depende do tamanho e do gosto) e tempera com cominhos, deixa tudo ficar bem douradinho e só depois coloca dentro do feijão, rectifica o sal e deixa cozer  mais uns minutinhos.

Este tempero eu faço em óleo, já experimentei com azeite mas não sinto aquele gostinho do feijão da minha mãe, por isso, quem preferir com azeite tudo bem.


4 comentários :

  1. Pois é, o feijão tem tudo de bom e necessário, e nem precisa de carne!
    Então o feijão a brasileira é assim? Hei-de fazer para a família.

    A minha feijoada apesar de não ter carne, também é muito saborosa ( não te rias, Patrícia! É mesmo!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tranquila que não me vou rir mesmo :D
      Nem imaginas o quanto me sabe bem um feijãozinho preto com arroz e uma banana :D Nem preciso de carne :D
      Este é o feijãozinho que comemos na terrinha de lá, todo santo dia,kkkkkk...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito bom Patricia!! A sua receita é perfeita, faço do mesmo modo...
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Esta é a versão soft criada por mamãe e agora faço aos meus pequenos e ao graúdo :D

      Beijinhos

      Eliminar
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...